Resenha: Uma Modesta Proposta

Aproveitando que a Lorna leu recentemente o Uma Modesta Proposta do Jonathan Swift que eu emprestei para ela, aqui está uma resenha curtinha que eu escrevi no meu blog. Lembrando que se vocês quiserem enviar uma resenha para cá, é só mandar para gincanadeleitura@yahoo.com

Eu ganhei esse livro de Natal em 2009 da minha mãe. Já conhecia o conto que dá título ao livro, mas nunca tinha lido nada do Swift. Aliás, não sabia que foi ele quem escreveu A Viagem de Gulliver, muito menos que não deveria ser considerado um livro de fantasia. Depois de tanto tempo acumulando poeira na estante, resolvi fazer uma limpa na minha lista de coisas a ler, ainda mais agora que ingressei nessa gincana de leitura.

Escritor satírico do século XVIII, com humor ácido e completamente contra os intelectualóides e pseudo-cientistas da época, Swift faz uso de ensaois fictícios para mostrar os problemas da Irlanda e do Reino Unido da Época. Uma de suas sátiras mais famosas, por exemplo, Uma Modesta Proposta, sugeria eliminar a fome e a pobreza de uma vez só: crianças de famílias pobres que não tem condições de se sustentar, ao completarem um ano de vida, seriam vendidas para as pessoas mais ricas e sofisticadas da sociedade, para servirem de alimento raro. Para dar verosimilhança ao seu ensaio, Swift entra em detalhes de como essa pode ser uma operação lucrativa para o Reino. O livro também traz contos de Swift sobre a alma, a própria forma dos ensaios e astrologia.