A Nova Literatura Brasileira

Abaixo, texto da Veja, falando sobre os novos escritores que estão fazendo sucesso aqui e lá fora. Me fez lembrar da escritora Cristina Lasaitis, que escreveu o Fábulas do Tempo e da Eternidade.

Nem só de Jorge Amado e Paulo Coelho vive o Brasil no mercado editorial estrangeiro. Apesar dos percalços para fazer nome lá fora, que vão da barreira do idioma às diferenças culturais, a literatura brasileira dispõe hoje de nomes promissores e outros em vias de consolidação em mais de 17 países. Um número bom, dadas as dificuldades da tradução.

Há até quem possa ser considerado bem sucedido sem ter vendido sequer um exemplar lá fora. É o caso do jornalista Edney Silvestre. Ele está de contrato firmado para publicar, a partir de outubro, o seu primeiro romance, Se Eu Fechar os Olhos Agora (Record), em seis países, e em negociação para editar em outros dois. Façanha impensável para a maioria dos autores brasileiros – ainda mais em se tratando de romancistas estreantes.

Aclamado por sua habilidade narrativa, o gaúcho Daniel Galera ganha espaço também no segmento das graphic novels. Além do romance Mãos de Cavalo chegar às prateleiras de quatro países europeus, seu livro em quadrinhos Cachalote, feito em parceria com Rafael Coutinho e lançado por aqui em 2010, tem contrato com a editora francesa Cambourakis.

artigo completo na Veja

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s