Introdução às HQs

Tintim, Asterix, Tio Patinhas, Bone, Hellboy e mais recomendações para os iniciantes na Nona Arte

Com o lançamento de As Aventuras de Tintim nos cinemas, um ótimo ponto de partida para começar a ler quadrinhos para qualquer um que goste das aventuras cheias de ação, humor e mistério de Steven Spielberg é a leitura da obra do belga Hergé. Todos os álbuns do repórter aventureiro Tintim estão disponíveis no Brasil, mas o ideal é evitar os primeiros, em que o quadrinista ainda explorava o potencial de seu universo (e flertava com estereótipos desagradáveis, comuns à sua época). Busque, portanto, os álbuns posteriores, como Rumo à Lua/Explorando a Lua ou O Templo do Sol, e os álbuns que inspiraram o filme, O Caranguejo das Pinças de OuroO Segredo do Licorne (sua sequência direta, O Tesouro de Rackham, o Terrível, deve ser adaptada na continuação do filme).

Na mesma linha europeia, em que a clareza dos traços e a elegância da arte favorecem o entendimento para qualquer um que nunca tenha lido uma HQ antes, valem a pena os álbuns de Asterix, o Gaulês. Todos também são facilmente encontrados aqui, ainda que os melhores sejam os realizados enquanto René Goscinny ainda estava vivo e fazia dupla com o ilustrador Albert UderzoAsterix e os Bretões pode ser um incrível – e viciante – ponto de partida.

Outra sugestão indispensável para quem gosta de uma boa aventura nesse estilo, que mistura humor e ação, são as histórias de Carl Barks com os patos da Disney. Barks desenvolveu todo o universo do Pato Donald, incluindo aí sua família e o Tio Patinhas, e os colocou em uma série de missões ao redor do mundo, em busca de tesouros perdidos e civilizações misteriosas. A cena da rocha rolante de Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, por exemplo, foi extraída de uma dessas histórias – que renderam também o divertido desenho animado Duck Tales – Os Caçadores de Aventuras (cujos episódios estão disponíveis no Brasil no serviço de vídeo on demandNetflix).

leia o artigo completo no Omelete

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s