As livrarias mais bonitas do mundo – Parte1

Alô leitores de plantão,

Nessas idas e vindas da vida internauta encontrei dois sites que publicaram fotos recentes das supostas livrarias mais bonitas do mundo.

Um leitor amante de livros impressos adora uma bela livraria e tudo que tem dentro dela: os atendentes, as pessoas, o café e, principalmente, os seus livros bem valorizados e dispostos de forma organizada. Não é verdade?

Eu não sou uma leitora tão febril, mas gosto de passear nas livrarias. Meu marido não perde uma oportunidade de dar uma passadinha na Cultura e nessa vamos também minha irmã, meu cunhado e eu.

Proponho então que façamos juntos uma breve viagem pelo mundo através das suas livrarias mais famosas. Vamos embarcar nessa?

O nosso primeiro destino é a Cidade Luz e a nossa primeira parada é a famosa Shakespeare & Co.

Fundada originalmente em 1919, tratava-se de uma livraria independente frequentada por diversos escritores como Ernest Hemingway e James Joyce.

Fechada durante a ocupação alemã em Paris na 2ª Guerra Mundial, a primeira Shakespere & Co. nunca mais reabriu.

Hoje, entretanto, é possível visitar a segunda Shakespeare & Co aberta em 1951 com o nome original de “Le Mistral” e rebatizada em 64 como uma homenagem à Shakespeare & Co. original.

A livraria atual é palco para leituras especializadas e também abriga diversos eventos e oficinas literárias.

Além de vender publicações atuais, o espaço adquire títulos em segunda mão, para compor o seu acervo valioso.

A maior especialidade da Shakespeare & Co. é a literatura inglesa. Curioso, não? Quem diria que a livraria mais famosa em títulos de língua inglesa ficaria justamente em Paris, na França?

A Shakespeare & Co. foi escolhida para estrear essa pequena série de posts sobre as livrarias mais bonitas do mundo porque ela é preciosa também em sua história, além de possuir uma personalidade própria, lembrando (e funcionando também como) um sebo.

Imagina só sentar naquela poltroninha ali em cima e ficar horas e horas lendo qualquer coisa, escondidinho, em plena Paris?

Em uma primeira olhada a Shakespeare & Co parece atolada com tantas publicações, mas ela também pode ser bem organizada, apesar da quantidade de volumes.

Aí em cima, a entrada da livraria na rue de la Bûcherie,37 e a Poet’s Corner.

Você já foi à Paris? Teve a oportunidade de passear por essa beldade histórica? Então conte um pouquinho mais dessa nossa primeira parada no início da nossa viagem pelas mais belas livrarias do mundo!

Próximo destino: Portugal

(Luiza)

Fontes: Wikipedia; Portal Pitanga; Design Love; Shakespeare & CO.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s